Apojadura, o dia em que o leite desce | Maternamos
maternamos-amamentacao-apojadura-o-dia-em-que-o-leite-desce

Apojadura, o dia em que o leite desce

Quando tive meu bebê, eu levei um susto!!! De uma hora para outra, o meus seios ficaram doloridos, inchados, duros, quentes. Era o meu leite descendo!

Não tinha ideia de que era algo tão súbito: uma hora tudo estava normal, de repente eu tinha um monte de leite. Este fenômeno, caso você queira pesquisar mais, se chama apojadura. Nome estranho, não? Mas é assim, cerca de três dias depois do parto o seu corpo começa a produzir aquele leite branquinho. Antes disso, produzimos apenas um líquido amarelinho chamado colostro, que é ideal para os primeiros dias de vida do recém-nascido.

Às vezes pode demorar mais dias para o leite descer, depende da mulher e o tipo de parto também influencia. O parto normal facilita o processo porque o corpo decidiu a hora do nascimento, então ele está programado para amamentar, ao contrário do que acontece com um parto agendado, por exemplo. Mas não é regra gente, cada caso é um caso (como sempre).

Meu bebê nasceu à meia noite de quinta para sexta-feira. Fui para casa no domingo na  hora do almoço. Saí da maternidade sem leite e cheguei em casa com os seios cheios. Ou seja, a apojadura ocorreu no terceiro dia.

Fiquei tensa porque não sabia exatamente o que fazer. Hoje, minha dica é: ordenhe sem medo! Se estiver com os seios muito cheios, vai ficar mais dolorido amamentar. Então, tire um pouco de leite antes de dar de mamar ao seu bebê.

Eu tinha medo de que ordenhar fosse prejudicar meu bebê, tirando a comida dele, sabe? Mas é bobagem, porque o corpo vai produzir leite durante a mamada, e não apenas dar ao bebê o leite que está estocado. Esta regra é de ouro: o seio materno é fábrica e não armazém.

Todo o desconforto causado pela apojadura melhora em poucos dias. Logo a produção começa a se regular e fica menos incômodo. Fique preparada para a descida do leite e não se assuste, é assim mesmo. E boa amamentação!

No Comments

Post a Comment