BLW: A resposta é quase sempre esperar | Maternamos
maternamos-blw-a-resposta-e-quase-sempre-esperar

BLW: A resposta é quase sempre esperar

Ah, esperar. Como é difícil esperar! Para uma pessoa “comum” já é difícil, o que dizer então de nós, mães e pais. Esperamos nossos filhos por mais de 9 meses, depois ficamos em cima deles por outros tantos meses, e na hora de introduzir os alimentos sólidos, é aquela agonia! Está no nosso DNA social esperar que as crianças comam. E que comam LOGO e que comam MUITO. Qualquer coisa diferente disso é um baque, um stress, um enorme desespero!

Então caímos naquela armadilha de observar nossos bebês ansiosamente enquanto comem, e depois descrevemos: “brincou 5 minutos com uma cenoura e depois deu uma mordida no frango, mas fez careta. Depois jogou no chão….” por aí vai. E nos preocupamos um monte porque “faz dois dias que ele não se interessou pelo almoço, será que é normal?”. E mais tarde buscamos mil receitinhas diferentes para tentar convencer a criança de que aquele é o momento certo para ela comer, ou seja, ENGOLIR.

Quando na verdade, o mais importante é que a criança aprenda, e não que ela coma. Pois se trata de um processo de aprendizado e absolutamente tudo o que acontece neste processo é válido e importante!

Posso falar tranquilamente sobre a ansiedade desta fase porque comigo foi exatamente assim, e sofri muito mais do que precisava durante os primeiros meses de BLW do meu filho. Mas eu realmente acredito que não precisa ser desse jeito. Não precisa ser tão tenso para os pais. Recebo muitas mensagens aqui pelo site e quase sempre são mães que, como eu no passado, sofrem com o ritmo do bebê.

Sofrem porque é difícil respeitar um bebê quando não é isso que aprendemos a vida toda. Aprendemos que nós sabemos mais do que as crianças sobre tudo, inclusive sobre a fome delas! Sofrem porque é difícil acreditar que o leite materno é o melhor alimento do mundo e que o bebê não vai emagrecer se pular uma refeição. Porque escutamos a vida toda que um dia o leite materno vira água! Imaginem! É difícil, dia a dia, desconstruir tantas coisas que aprendemos durante toda a vida.

É por isso que eu repito até cansar que esperar quase sempre é o melhor caminho. Esperar porque SIM o bebê sabe o que é melhor para ele, pois já nasceu com o botãozinho da fome e da saciedade! Ele já nasceu sabendo buscar o peito materno e depois largar quando está satisfeito. E também esperar SIM porque o leite materno (ou seu substituto) é o principal alimento para os bebês com até um ano de vida.

Muita paciência para todos nós é o que eu desejo. E não somente saber esperar, mas esperar de uma forma feliz, e quem sabe, até de uma forma LEVE. Deixo para vocês uma frase que li outro dia e cai como uma luva para nós: “A paciência não é apenas a habilidade de esperar. É como nós nos comportamos enquanto esperamos.” (Joyce Meyer)

Que a sua espera seja alegre. Que você e seu bebê se divirtam no caminho.

Comments ( 6 )

  • Fernanda

    Muito legal Natália! Concordo demais e tento passar essa msg p todos a minha volta. Não sei se p mim está sendo um pouco mais fácil pois o meu bebê é gulosinho! Rs
    Está completando 7 meses hj, aproximadamente uns 25dias de IA pelo BLW. LM em LD. Atualmente faz 2 frutas (manhã e tarde) e um almoço (legumes).
    Acho sensacional observar tantos aprendizados, tanta experiência nova nas “refeições”. E q sujeira heim… Rs
    Tento variar bastante e ofertar naturalmente, sem insistência é com muito amor! E ele continua mamando bastante TB…
    E vamos seguindo!

    • maternamos
      Maternamos

      Fernanda, que bom que está sendo suave para você, fico muito feliz! É uma baita sujeira mesmo kkkk não dá para negar. Mas vale a pena!!! Beijos

  • Flávia

    Natália para mim esta bem difícil , minha filha vai fazer 9 meses e come pouquíssimo . As frutas ela aceita melhor e deixo exclusivamente ela comer com as mãos, dou papinha e sempre deixo alguns pedaços para ela pegar e comer se quiser. Quando dou esses pedaços na boca vai um pouco melhor. Estava com minha ansiedade mais controlada , mas ultimamente tenho perdido a paciência .

    • maternamos
      Maternamos

      Oi Flávia! É difícil mesmo esperar. Você tentou dar mais liberdade para ela? quem sabe ela se anima um pouquinho! Aqui no site falo bastante sobre BLW, conhece o método? Beijos Natalia

  • Anônimo

    E quando o bebê já passou de um ano e só quer mamar?

    • maternamos
      Maternamos

      É bem provável que seja uma fase, continue oferecendo alimentos e água várias vezes ao dia!

Post a Comment