BLW: Ainda dá tempo? | Maternamos

BLW: Ainda dá tempo?

Muitas mães me perguntam se ainda dá tempo de começar a fazer BLW com os seus bebês maiores de 6 meses. Quando são bebês ainda pequenos, de até 10 meses, eu sempre conto que o meu filho começou a comer mais ou menos com esta idade, e que acredito que sim, ainda dá tempo de fazer a introdução alimentar pela abordagem natural (BLW), e sugiro que a família comece a dar mais autonomia para a criança. Com bebês maiores, muitas vezes é impossível porque a introdução alimentar já aconteceu, e não dá para fazer duas vezes. Mas nem tudo está perdido, pelo contrário!

Se você se encantou pelos princípios do BLW, quer dizer que você compreendeu a importância de permitir que a criança estabeleça sua própria relação com a comida. Quer dizer que você deseja que as refeições ocorram com prazer, tranquilidade e liberdade. Significa que você não quer mais impor um ritmo para a criança, mas permitir que ela entre em contato com sua fome e saciedade. E eu realmente não vejo porque você não possa dar tudo isso para o seu filho ou filha.

Sempre é tempo de dar mais liberdade e confiar mais. 

Vale lembrar que, na introdução alimentar tradicional, o bebê é introduzido à dieta sólida de forma gradual, até que aos 8 a 12 meses de vida já está comendo a mesma comida da família, segundo orienta o Guia Alimentar para crianças menores de dois anos do Ministério da Saúde.

Isso quer dizer que seu filho de 1 ano ou mais já pode comer alimentos sólidos de qualquer forma, seja pelo BLW ou pelo método tradicional. Então, se sua intuição está pedindo para dar mais liberdade faça isso, de forma gradual, aprenda a confiar no seu bebê, enquanto ele aprende a criar uma relação de maior intimidade com a comida.

Um dos pilares do BLW que pode ser muito útil para você é a inclusão. Não deixe de incluir seu filho ou filha, de qualquer idade, na refeição familiar, pois é muito mais interessante comer em boa companhia. Um ambiente agradável, relaxado, sem cobranças, é uma ótima pedida também. Outro fundamento do BLW que vai te ajudar é a autonomia. Permita que seu filho manuseie os alimentos e tome decisões… Sei que nem sempre é fácil, mas você poderá se surpreender. Só tenha paciência, pois a criança vai ter o tempo dela de lidar com as mudanças.

E o BLW, assim como qualquer alimentação livre, significa respeitar este tempo. E o mais interessante de tudo isso é que você vai mostrar para a sua criança que sempre podemos mudar, corrigir rumos e escutar mais a nossa intuição.

No Comments

Post a Comment