BLW: Com quais alimentos começar? Pergunte ao bebê. | Maternamos
maternamos-blw-com-quais-alimentos-comecar-pergunte-ao-bebe

BLW: Com quais alimentos começar? Pergunte ao bebê.

Muitas pessoas (inclusive eu), ao começarem a introdução alimentar dos seus bebês, se questionam qual seria o melhor alimento para começar. Existe uma cultura forte no Brasil de que devemos oferecer primeiro as frutas para as crianças, e somente depois passar para outros tipos de alimentos. E mesmo quando decidimos começar com uma fruta, ficamos um tempão pensando em qual fruta vamos dar, como se esta primeira refeição da criança fosse a mais importante do mundo!

Na verdade, acredito que não seja assim, e quero compartilhar com vocês um pouco do que aprendi nos últimos meses. Primeiro, quando optamos pelo BLW, não existe uma diretriz do método sobre os primeiros alimentos. Podemos começar com legumes, frutas, carnes, ou qualquer outra coisa que estejamos comendo, desde que seja saudável! A regra é escolher um momento em que o bebê estiver bem disposto e inclui-lo na refeição da família.

E a beleza do BLW é que o bebê vai escolher quais daqueles alimentos ele quer experimentar! Ele mesmo vai te apontar o caminho. E isso para mim é maravilhoso! Meu filho, por exemplo, teve oportunidade de comer vários alimentos no começo, mas preferia as frutas. E não fui eu que decidi isso, foi ele mesmo. Por isso eu sei que foi a escolha certa. 

Então, não precisa sofrer nem esquentar a cabeça escolhendo o “primeiro” alimento do seu filho. Preocupe-se apenas em ter algumas alternativas saudáveis e deixe que ele mesmo decida. Opções saudáveis são frutas, legumes cozidos, carnes cozidas, assadas ou grelhadas, por exemplo, preparados com pouquíssimo sal, entre outros. Eu também ofereci desde o começo um pouco de macarrão para meu bebê experimentar (sem aquele molho artificial de tomate!)

Além desta liberdade inicial, eu queria dizer mais uma coisa. Não é a primeira refeição que vai ditar o futuro alimentar do seu bebê, até porque ele inicialmente está apenas conhecendo os alimentos, brincando e explorando. O que vai sim influenciar o futuro é a sua consistência na alimentação saudável, nos bons exemplos, e na confiança no corpinho do seu bebê. Ele sabe o que faz! Boa sorte para quem está começando!

 

 

 

Comment ( 1 )

  • Daiane

    Nunca tinha pensado sobre isso! Faz todo sentido. Vou tentar!

Post a Comment