BLW é confiar no bebê | Maternamos
maternamos-blw-e-confiar-no-bebe

BLW é confiar no bebê

A essência do BLW é deixar o bebê tomar as suas decisões e agir sozinho na hora de se alimentar. Ou seja, ele vai decidir SE vai comer, O QUE vai comer (dentre as opções que você ofertou) e QUANTO. Ele também vai saber QUANDO ele quer parar de comer. Mas por que dar toda essa liberdade a um bebezinho?

Porque o organismo da criança sabe o que é melhor. O corpinho do bebê sabe qual alimento deve preferir por causa dos nutrientes que ele mais está precisando no momento, e também sabe qual alimento ele deve evitar, no caso de alergias, por exemplo. O bebê sabe se está pronto para engolir ou não, e por aí vai.

Para mim, é muito natural confiar no tempo do meu bebê, pois eu esperei quase 42 semanas para ele nascer. (risos).

E por que é tão importante deixar tudo isso acontecer?

Toda essa autonomia para pegar o alimento que quiser, a levar à boca, morder, mastigar e engolir significa aprendizado. Todos estes passos são independentes, ou seja, a criança vai aprender a fazer uma coisa por vez.

Primeiro ela vai levar à boca e não vai mastigar nem engolir. Isso só vai acontecer com o tempo, com oportunidades que você vai dar para seu filho aprender. Afinal, você não pode mastigar nem engolir por ele, certo?

E o mais interessante é que esta autonomia torna o momento da refeição prazeroso, já que a criança não está sendo induzida ou convencida a fazer nada. Ela está ali livremente, participando de um momento em família e comendo de acordo com sua prontidão e suas necessidades.

Sem dúvida não é fácil observar todo este aprendizado. Demanda muita paciência! Mas é lindo ver como o corpo do ser humano é dotado de tanto conhecimento desde o início da vida.

 

No Comments

Post a Comment