BLW e o exemplo nosso de cada dia | Maternamos
maternamos-blw-e-o-exemplo-nosso-de-cada-dia

BLW e o exemplo nosso de cada dia

Existem muitos desafios envolvidos em uma introdução alimentar feliz, e eu acredito que a questão do exemplo é um deles. Para mim, sem dúvida, tem sido a parte mais difícil do BLW!

Antes de ter o meu filho, nunca liguei muito para a questão da alimentação, embora soubesse que era importante. Mesmo depois do nascimento dele, por falta de tempo e de ajuda, acabava comendo “o que dava”. Mas a partir dos seis meses de vida dele, a coisa começou a complicar! Aquele estilo improvisado não ia dar muito certo!

E então começou uma revolução que ainda está em curso. Comecei a olhar com mais atenção para tudo que havia na feira, no mercado, e fui incluindo na nossa rotina um monte de coisa simples porém saudável. Entraram legumes, vegetais, maior variedade de frutas. Essa parte já foi difícil, porque treinar o paladar para gostar de chuchu não é tão simples.

Mas também começamos a tirar da nossa vida várias coisas que não serviam mais, algumas comidas prontas, um refrigerante ocasional, e por aí vai. Meio ano depois, continuo fiel ao chocolate e algumas concessões que fazemos nos finais de semana, em geral quando o bebê já foi dormir. Como é difícil tirar certos hábitos!

Dar bons exemplos é um desafio constante, e não apenas na alimentação, mas também nos comportamentos cotidianos, na escolha das palavras, das atitudes e também na escolha do que não dizer. Nunca estamos prontas, nunca estamos totalmente do jeito que gostaríamos.

Estamos sempre aprendendo. E assim como os nossos filhos, temos nossos altos e baixos, tentando dar o nosso melhor, e muitas vezes não conseguindo! Isso me ensina que a maternidade é um eterno recomeço, e que ensinar que podemos tentar outra vez e perdoar os nossos próprios erros também é uma lição fundamental.

É de pouco em pouco que a gente se melhora! E é sempre o amor o grande professor e mestre.

No Comments

Post a Comment