BLW e o leite materno | Maternamos
maternamos-blw-e-o-leite-materno

BLW e o leite materno

Repita comigo: o leite materno (ou fórmula) é o principal alimento para o bebê até completar o primeiro ano de vida. Agora repita de novo! De novo! Você vai precisar MUITO dessa informação quando seu bebê não comer praticamente nada nas primeiras semanas ou meses do BLW.

Lembre-se de que seu filho vai obter os nutrientes de que precisa do seu leite (ou da fórmula), então tecnicamente você não precisa se preocupar tanto com a alimentação, que é apenas um complemento. Sua função é apenas oferecer opções variadas e saudáveis de comida para ele, sem aquela pressão de que ele coma determinada quantidade.

Uma vez vi uma palestra do pediatra espanhol Carlos González (sou fã dele) no YouTube, em que ele foi muito claro. Ele disse assim: o leite materno é o alimento ideal para o bebê. As pessoas dizem que ele passa a comer comida porque precisa de “algo mais”, mas isso é um mito.

Na realidade ele precisa aprender a comer porque não poderá passar toda a sua vida mamando no peito. Então uma hora nós precisamos ensiná-lo a se alimentar. Mas não é por necessidade nutricional no primeiro ano de vida!!! Lembre-se disso, pois isso é a alma de um BLW tranquilo e bem-sucedido.

O Carlos González disse apenas que é interessante que o bebê chupe pedaços de carne porque o ferro é o único nutriente que pode ficar faltando no leite materno. Por isso muitos pediatras recomendam dar complemento de ferro para o bebê, mas isso deve ser visto caso a caso. Vou deixar aqui o vídeo que comentei como referência (está em espanhol), vale muito a pena.

Comments ( 4 )

  • Malena

    flor. e o engasgo? morro de medo de asfixia por engasgo.

    • maternamos
      Maternamos

      Malena, isso vale um post à parte, boa ideia! Mas então, não existe risco maior de engasgo do que com as papinhas. Isso porque a criança é apresentada aos pedaços de comida desde o começo e ela tem várias ferramentas para se livrar dos pedaços grandes antes de engolir, como o gag reflex, o vomito, ou simplesmente cuspir. Seria diferente apresentar um alimento sólido para uma criança acostumada com papinhas, pois esta sabe somente chupar a papinha da colher. No BLW, a criança tem o controle do que coloca na boca, então é difícil que ela se engasgue. Ao contrário do que acontece quando é alimentada por outra pessoa e pode se atrapalhar com a comida… Entendeu? Ela tem esse controle e isso reduz as chances de engasgo. Vou desenvolver mais num post… Mesmo assim é bom saber a manobra chamada tapotagem independente do método que a gente use. obrigada! beijos

  • Isabela Garcia

    Olá, gostaria de expressar minha alegria por conhecer o BLW e vcs esclarecem td com mto cuidado e sabedoria, obrigada por isso. Infelizmente no meu caso conheçi tardiamente, minha filha já vai completar 2 anos e foi completamente introduzida com papinhas. Esta mto difícil fazer com que coma sólidos, gostaria de saber se vcs tem alguma orientação para no caso de introdução do BLW tardia? Desde já agradeço a atenção.

    • maternamos
      Maternamos

      Que bom, espero poder ajudar! Isabela, o BLW é um método de introdução alimentar, por isso não dá para fazer o BLW literalmente quando a criança já passou pela fase de introdução alimentar. Mas você pode se inspirar no método para incentivar a autonomia e o interesse dela pelos alimentos. Como estão as coisas com ela? Conta um pouco! Obrigada!

Post a Comment