BLW: Parar de comer também é uma ação | Maternamos
maternamos-blw-parar-tambem-e-uma-acao

BLW: Parar de comer também é uma ação

Quando acompanhamos a Introdução Alimentar dos nossos filhos, temos a tendência de ficar felizes quando eles comem bastante e frustrados quando eles comem pouco.

Demorou uns meses, mas eu percebi também que nós, adultos, nos esquecemos de que o ato de parar de comer é tão importante quanto os outros atos envolvidos no processo: como pegar a comida, mastigar, engolir, por exemplo.

Simplesmente esquecemos que parar não é a parte chata nem o anticlímax da refeição. Parar é como acionar o freio de um carro, ou seja, alguém precisa pisar no pedal para que o freio funcione! Se nosso filho – de qualquer idade – decidiu parar de comer, é porque ele está saciado, ou não está com fome naquele momento, ou tantos outros motivos possíveis.

Permitir que ele pare quando quiser ajuda a deixar a porta aberta para que ele também possa recomeçar em outro momento! Porque retiramos a pressão sobre a comida, retiramos nosso papel de juízes da fome alheia, e respeitamos o dono daquele estômago.

Talvez se percebermos isso conseguiremos respeitar com maior facilidade a decisão de uma criança de parar de comer. Talvez assim não vamos insistir, dizendo “come só mais um pouquinho”!

Uma das coisas que me deixa mais feliz com o BLW do meu filho é que ele não fica estressado quando eu coloco mais comida na bandeja dele. E sabe por que ele nem liga? Porque ele sabe que ele pode parar a qualquer momento! Ele sabe que ele é livre.

E provavelmente por isso mesmo ele seja mais aberto a experimentar coisas novas do que eu tinha imaginado.

No Comments

Post a Comment