BLW: Tamanho e textura dos alimentos | Maternamos
maternamos-blw-tamanho-dos-alimentos

BLW: Tamanho e textura dos alimentos

Falamos um pouco sobre a teoria do BLW e minha vivência nos dois primeiros meses, mas precisamos falar sobre a parte prática. Qual é o tamanho e a textura ideal dos alimentos a serem oferecidos?

Primeiro você deve notar que seu bebê (até os 9 meses mais ou menos) não tem o movimento de pinça nas mãos, ou seja, ele não consegue pegar nada juntando o dedo indicador com o polegar. Ele consegue apenas abrir e fechar todos os dedos de uma vez sobre a palma da mão, certo?

Então você deve oferecer para ele alimentos cortados de uma forma que ele consiga segurar e ainda fique um pedacinho para fora para ele morder. Se o pedaço for muito pequeno, ele vai conseguir até segurar, mas não vai conseguir morder.

Para facilitar, corte os alimentos em forma de palitos com uns 8-10 cm de comprimento e 2-3cm de largura. Claro, pode ser maior que isso, você vai observando e com o passar dos dias vai ficar mais fácil saber o tamanho ideal para seu bebê.

Para mim, deu certo também oferecer alguns alimentos bem compridos, como a vagem quase inteira! Percebi que meu bebê achou divertido. Macarrão tipo spaguetti também foi divertido, ele se enrolou todo nele mas conseguiu experimentar. Outros tipos de macarrão que funcionaram foram o parafuso e o gravatinha.

Também notei que ele se interessou (já no final do segundo mês) por pedaços grandes de fruta, como por exemplo metade de uma laranja. Minha sugestão é testar, oferecer de jeitos diferentes e perceber a reação do seu filho.

E a textura? Bom, os alimentos devem estar macios porque seu bebê ainda não tem dentes. Ele vai usar a gengiva para mastigar, então não adianta dar coisas duras para ele. No entanto, não é legal oferecer a comida mole demais porque vai despedaçar na mãozinha do seu bebê.

Os legumes todos terão que ser cozidos, enquanto as frutas eu não cozinho nenhuma. Já vi gente orientar cozinhar a maçã, por exemplo, mas eu dou ela in natura mesmo e meu filho vai roendo e chupando. No caso da maçã, também deu certo oferecer pedaços grandes e meu bebê ia “cavando” uns buraquinhos com os dentes da frente. (Detalhe, frutas com cascas duras, como a maçã, devem ser oferecidas sem casca.)

As carnes também são oferecidas no mesmo tamanho das frutas e legumes, basta cortar em tiras. Meu bebê apenas chupa a carne, mas tem bebês que conseguem comer pedacinhos. Para facilitar isso, você corta as tiras no sentido contrário das fibras da carne, pois fica mais fácil ele ir puxando os pedacinhos de carne. Tente não deixar a carne muito bem passada, pois aí fica seca e não dá para o bebê chupar o caldinho que tem bastante ferro. O ideal é oferecer a carne ao ponto, sabe?

Quando o bebê começar a ter o movimento de pinça com as mãos, poderemos oferecer itens menores, como grãos! Voltarei para falar mais sobre isso e sobre o preparo dos alimentos. Bom BLW para nós!

Comments ( 2 )

  • Amanda

    Agradecida pelas dicas!!
    To começando agora. Heleninha vai fazer 6 meses e já estava a enlouquecer com receitas de papinhas até encontrar esse método!! Só queria me aprofundar mais, pena que os workshops são em cidades distantes.
    Então nessa fase de 6 meses posso já dar os alimentos sólidos ao invés da papinha?? Eles começam a comer sozinhos desde já?
    Super agradeço. Vejo os posts mas nunca a idade do bebê, fico em dúvida. Vcs nunca dão papinha??
    Namaste!

    • maternamos
      Maternamos

      oi Amanda, no BLW não existe papinha , apenas comida “normal”. Dá uma conferida na aba artigos – blw e nos downloads que tem bastante material explicando os conceitos básicos do BLW! Beijos

Post a Comment