BLW, um nome feio para uma Introdução Alimentar Natural | Maternamos
maternamos-blw-nome-feio-para-uma-ia-natural

BLW, um nome feio para uma Introdução Alimentar Natural

Um dos problemas do método de introdução alimentar Baby Led Weaning (BLW), para nós, mães falantes do português, é este nome horrível. Uma sigla que nos remete a algo muito complicado, um método que tem coisas “a mais” do que o método tradicional. Soa como uma complicação, uma extravagância dos pais.

Por falar sobre este assunto com frequência, e observar as dúvidas de outras mães – e as minhas próprias, quando comecei – decidi que tudo seria mais fácil se o nome do BLW, em português, fosse Introdução Alimentar Natural.

Talvez isso provocasse menos estranhamento em todos, inclusive dentro das nossas famílias. Afinal, quando falamos do parto natural humanizado, não usamos nenhuma sigla “esquisita”, tampouco falamos de amamentação usando o similar em inglês, muito menos suas iniciais.

Então por que eu inventei este nome? Por que Introdução Alimentar Natural? Porque, na realidade, o BLW não é “mais”, no sentido de mais regras ou mais complicação. O BLW é menos. É mais simples, é puramente acompanhar o ritmo do bebê e deixar que ele mesmo conduza a sua introdução alimentar.

Da mesma forma, quando queremos um parto natural e esperamos o dia D (mesmo que demore mais que 40 ou 41 semanas), no BLW nós também esperamos o dia D. O dia em que a criança vai mostrar que está pronta. A amamentação em livre demanda também é “irmã” desta ideia, pois consiste apenas em dar o peito sempre que o bebê aceita, ou pede, e não quando a mãe determina, em horários fixos nem por tempo determinado.

O BLW é a continuação do respeito pelo tempo do bebê, muitas vezes iniciado no parto (ou não, e tudo bem), e continuado na amamentação em livre demanda! Estamos falando das mesmas coisas aqui. De respeito ao tempo de cada um.

Às vezes nos esquecemos disso, mas somos seres como os outros, temos nosso tempo para amadurecer, para voar, para florescer. Se nos derem a oportunidade de seguirmos a nossa própria natureza. Por que não dar isso para os nossos filhos?

Comment ( 1 )

  • Rosiane

    Lindo. Cada dia mais confiante na Introdução Alimentar Natural da minha Sara.

Post a Comment