Colar de âmbar, aliado durante a dentição dos bebês | Maternamos
maternamos-entrevista-colar-de-ambar-katya-kur

Colar de âmbar, aliado durante a dentição dos bebês

foto-katya-kur

Katya Kur – Foto de divulgação

Na fase de nascimento dos dentinhos dos bebês, muitas mães ficam desesperadas (eu fico!) ao ver o sofrimento das crianças, que ficam irritadas, mordendo tudo que encontram pela frente e salivando bastante. E o pior é que não podemos fazer praticamente nada para ajudar, no máximo oferecer um mordedor gelado ou um tetolé. E nem sempre eles aceitam bem estes itens gelados…

Quando eu passei por isso, me lembrei de ter visto outros bebês com colar de âmbar e decidi ir atrás! Acredito que é assim com muitas de nós: compramos um colar de âmbar na pressa, tentando apagar o incêndio, e nem sabemos exatamente como ele funciona ou se ele funciona de fato.

Já adianto que com meu bebê o colar de âmbar funcionou sim! No nascimento dos primeiros dois dentinhos ele sofreu muito, mas depois que passou a usar o colar, os outros vieram sem sofrimento algum.

Por isso eu resolvi trazer para vocês as informações sobre este colar. Quem vai explicar tudo é a doula Katya Kur Bleninger, de quem eu comprei o colar do meu bebê! Além de doula, a Katya é psicóloga, educadora perinatal, instrutora de massagem infantil e mãe de um menino de 12 e de uma menina de 9 anos, ambos nascidos na Alemanha.

Ela também é uma das coordenadoras do Grupo Doula Curitiba (www.doulacuritiba.com.br), grupo de doulas independentes que promove o papel da doula, além de oferecer informações sobre gestação, parto e pós-parto.

Foi na Alemanha que a uruguaia Katya conheceu o colar de âmbar, pois a maioria dos bebês alemães utilizam. “Eu morei 11 anos na Alemanha. Meus dois filhos nasceram lá e a mais nova teve bastante desconforto no início da dentição. Eu tentei várias coisas, mas a única que realmente funcionou foi o colar de âmbar. O efeito foi quase que imediato”, conta. Ela comercializa colares de âmbar desde o início de 2012, pela internet.

Confira os pontos altos da entrevista que fiz com a Katya:

Maternamos – Você poderia explicar um pouco sobre como funciona o colar de âmbar e por que ele ajuda a aliviar os sintomas do nascimento dos primeiros dentes dos bebês? Onde eles são fabricados?

Katya Kur – O âmbar é uma resina fossilizada do pinheiro (Pinus succinifera) que se formou na terra há 25-50 milhões de anos. O ingrediente ativo do âmbar Báltico é o ácido succínico. Pesquisas científicas recentes mostraram que o ácido succínico tem uma influência positiva no organismo humano. Quando exposto à luz solar e/ou ao calor do corpo, reforça o sistema imunológico, reduzindo a inflamação e acelerando a cicatrização de feridas, sendo, portanto, a ajuda perfeita para bebês e crianças na fase de dentição. O âmbar, geralmente, provém dos Estados Bálticos (Lituânia e Alemanha).

M – Muitas mães que usam colar de âmbar nos seus bebês, como eu, recebem muitas perguntas da família sobre o colar. Muita gente tem medo de que aperte o pescoço ou acham que é estranho bebê menino com colar. Como podemos responder para eles?

K – O colar foi desenvolvido para ser usado por bebês ou crianças e não machuca ou aperta. O colar tem um mecanismo de segurança que se abre, caso fique preso em algum lugar ou alguém puxe com força. E as contas são amarradas uma a uma, o que impede que elas se soltem. A decisão de colocar o colar é uma escolha dos pais e a maioria está mais preocupada com a diminuição dos desconfortos da dentição do que com a “estética”. É só falar com mães de bebês que usam o colar e ouvir os relatos positivos 😉

M – Existe alguma orientação que podemos dar para as mães dos bebês que usam colar de âmbar? Podemos usar continuamente, para dormir e tomar banho, por exemplo?

K – O colar deve ser usado sempre sob supervisão de um adulto. Deve ser usado sempre por dentro da roupa e em contato direto com a pele (calor do corpo) e o maior tempo possível. Pode ser tirado para dormir (algumas mães amarram o colar no tornozelo do bebê durante a noite). Evitar que o colar entre em contato com produtos químicos (sabonete, protetor solar, etc.), para não prejudicar o efeito do âmbar; por isso é recomendado tirá-lo durante o banho. Controlar sempre se o fecho está firme. O bebê não deve colocar o colar na boca. Caso o colar suje (com comida, por exemplo), lavá-lo apenas com água corrente.

M – Você percebe um estilo em comum entre as mães que gostam de colar de âmbar? Como é esta tribo?

K – Até pouco tempo a maior parte da clientela era aquela mais adepta do “natural”, mas hoje em dia, as pessoas estão conhecendo cada vez mais os benefícios do âmbar (nos grupos de mães, por exemplo) e não vejo que seja preferência apenas de algum grupo específico.

M – Quais cuidados devemos tomar no ato da compra do colar de âmbar?

K – Na compra do colar, é muito importante saber a procedência e o fornecedor deve ser confiável. O ideal é que o colar tenha a denominação de “âmbar natural”, isso significa que ele passou apenas por um processo mecânico (corte, polimento,…) e não foi prensado ou sofreu alteração na sua estrutura química. É bom exigir a garantia. Colares muito baratos podem ser falsificações. O âmbar pode ter várias tonalidades de cor e o colar pode ser comercializado polido ou não. Isso não influencia no efeito, desde que seja bem utilizado. Encontra-se no mercado também pulseiras ou tornozeleiras de âmbar, mas estas não são as mais indicadas para o período da dentição, e sim o colar, que é o que fica próximo à boca, garganta e ouvidos.

M – O colar de âmbar é um produto voltado apenas para crianças?

K – O âmbar também pode ser usado por adultos, pois possui propriedades antibacteriana e antisséptica. Há séculos, o extrato feito de âmbar vem sendo empregado no fortalecimento da imunidade e para reduzir os sintomas da gripe, resfriado e febre; bem como, dores reumáticas e musculares. Além de ser usado em medicamentos e cosméticos.

M – Muito obrigada, Katya!

Gostou desta entrevista? Então compartilhe!

Para quem quiser conversar com a Katya, seguem os contatos dela:

doulakatya@gmail.com

www.doula.bleninger.info

 

Comment ( 1 )

  • Berenice

    Quero compra um colar de âmbar como faço para saber se é verdadeiro

Post a Comment