Como sair da mesmice e fazer o BLW funcionar | Maternamos
maternamos-blw-como-sair-da-mesmice-e-evoluir-com-o-blw

Como sair da mesmice e deixar o BLW divertido

Quando estamos iniciando a introdução alimentar dos nossos bebês pelo método Baby Led Weaning (BLW), é muito comum que o bebê demore algum tempo para começar a comer de verdade. No caso do meu bebê, foram três meses de namoro com a comida. Muitas experiências e lambidas, mas pouca comida realmente indo para a barriga!

Por isso, acho natural que a gente fique um pouco ansiosa e caia em uma tentação que não é muito positiva para a criança: temos a tendência de oferecer justamente os alimentos que o bebê aceita melhor. Pensamos assim: “vou comprar laranja porque ele gosta de laranja”. E ficamos com receio de oferecer opções menos usuais, já que a criança parece rejeitar muita coisa.

Isso aconteceu comigo! Se não está acontecendo com você, maravilha, continue assim!

Quando eu ia fazer compras, escolhia justamente os alimentos que ele aceitava melhor. Ia direto na manga, na laranja, na carne vermelha… Mas o que eu deveria procurar eram aqueles alimentos que ele ainda não havia provado! Carambola, amora, peixe.

Acontece que nós, mães, queremos muito ver os nossos bebês comendo e também nós queremos agradá-los. É super válido este desejo, mas acontece que isso não ajuda em nada o processo de introdução alimentar.

Primeiro porque ainda é cedo para dizer que o bebê gosta ou não gosta de alguma coisa. O paladar está sendo formado, eles estão aprendendo, então podem não comer hoje, mas amanhã podem adorar. É tudo muito relativo nesta fase.

E também, como o bebê vai evoluir, aprender e desenvolver um paladar diversificado se a mãe oferecer uma lista restrita de alimentos? Falando agora parece óbvio, mas demorou um pouco para cair a minha ficha. Outro motivo – que para mim é o mais importante – é que não tem problema se o bebê não quiser comer aquilo que você ofereceu.

O bebê não precisa engolir ou “gostar” da comida para que o BLW funcione. Na verdade, o BLW já está indo muito bem se o bebê tem oportunidades de comer e experimentar comida saudável. Quando ele estiver pronto, ele vai comer. No futuro, ele terá suas preferências, porque todos temos.

Mas agora é uma etapa de experimentar o mundo. Aprender sabores, cores, cheiros e texturas.

Então eu comecei a fazer escolhas menos óbvias, bem mais ousadas (incluindo vários alimentos que eu nunca tive o costume de comer) e também procurei alimentos que ele já rejeitou mas eu queria tentar novamente.

Então, se você também está dando voltas em torno das mesmas opções, vamos lá:

  • Reduza as compras dos alimentos que seu bebê já aceitou melhor
  • Comece a anotar o que você já ofereceu e o que você pode dar de diferente
  • Escolha opções que você nunca ofereceu
  • Volte a apresentar alimentos que ele rejeitou no passado (eles mudam de opinião em pouco tempo)
  • Não se prenda ao seu próprio paladar, pois seu filho pode ter um gosto diferente

A parte mais interessante disso tudo é que temos a oportunidade de abrir o leque de alimentos que temos o costume de comer. Viramos melhores “comedores”, e assim damos melhores exemplos para nossas crias.

E aí, vamos quebrar os padrões na feira esta semana?

Boa sorte!

 

Comments ( 6 )

  • Luciene

    Olá. Estou começando a IA do meu bebê pelo método BLW. Mas ele não tá comendo praticamente nada! Gostou mais da laranja e do brócolis, mas como a intenção é fazer ele experimentar, não quero repetir esses alimentos. Porém fico preocupada se ele está bem nutrido.
    Aí surge a dúvida: Quando ele não quer comer, eu dou o LM sem problemas e em livre demanda? Ah e em seguida à rejeição do alimento complementar ( se assim ele quiser)? Sei que o LM ainda é o alimento principal, mas e se não suprir as necessidades nutricionais da idade dele?
    (Ele está com 6 meses e meio.)

    Obrigada.
    Aguardo sua resposta.

    • maternamos
      Maternamos

      Luciene, é totalmente normal e esperado ele comer quase nada neste momento. O leite materno é o principal alimento até o primeiro ano de vida e vai garantir que ele esteja bem nutrido sim! O importante é continuar a amamentação em livre demanda, ok! Mesmo depois da refeição, sempre que ele quiser. Confia no seu leite que ele é muito poderoso!!!! Eu sei que dá uma baita ansiedade, meu bebê mesmo começou a comer bem a partir de 9 meses, quase 10 meses! A verdade é que completar 6 meses não significa que ele está pronto para comer. Ele vai te mostrar quando estiver pronto, continue dando oportunidades.
      Beijos

      • Luciene

        Obrigada!

  • Anônimo

    Obrigada!

  • Franciele

    Oi, comecei a IA da minha bb pelo metodo tradicional. Fazia papinhas, deixava alguns pedaçinhos mas era quase td amassado. Agora ela esta com 8 meses e decidi passar para o blw. Q ja era minha primeira opção, mas por medo e pressão alheia não fiz. Minha duvida é o metodo vai funcionar com ela? Qt tempo até ela se adapitar ao metodo? Não sei se estou fazendo certo. Ela não come quase nada. A maior parte joga no chão e a outra esfrega na bandeja do cadeirão. Estou em duvido. Preciso d dicas d como prossegir com o metodo. Aguardando resposta!

    • maternamos
      Maternamos

      Oi Franciele! Olha, mesmo começando aos 6 meses, muitos bebês aos 8 meses também não comem quase nada! Meu bebê, por exemplo, começou a comer pra valer aos 10 meses. Antes disso eles experimentam, jogam no chão, lambem. Mas precisam de tempo para aprender a mastigar e engolir, e isso acontece no tempo deles, não depende de nós. Nossa parte é apenas oferecer comida saudável, deixar eles terem liberdade para provar o que quiserem, e esperar! Quando sua bebê estiver pronta, ela vai comer. Mas o processo é assim mesmo, muita bagunça e pouca comida engolida nos primeiros meses, ok? O importante é deixar ela mamar em livre demanda enquanto isso, porque o leite materno (ou formula) eh o principal alimento durante o primeiro ano de vida. Espero ter ajudado!

Post a Comment