Como se conectar com o bebê na gestação | Maternamos
conexao-mae-bebe-yogamom-maternamos-miniatura

Como se conectar com o bebê na gestação

Gerar uma nova vida envolve muitos mistérios, principalmente porque durante a gestação sabemos muito pouco sobre o bebê. No comecinho, não sabemos nem o sexo, depois levamos um tempo para decidir o nome, e passamos os 9 meses sem conhecer o rostinho nem a personalidade. É natural que leve um tempo para a gente se sentir realmente conectada ao bebê, devido a todos estes aspectos desconhecidos. É uma relação muito especial, pois um filho é a pessoa mais importante da nossa vida e, ao mesmo tempo, um desconhecido.

Algumas mães têm mais facilidade de sentir esta conexão durante a gravidez, enquanto outras vão conseguir fazer este laço apenas depois do nascimento.

Eu senti um amor grande pelo meu primeiro filho logo que nasceu, e lembro que dormir com ele nos meus braços na maternidade foi um dos momentos mais felizes da minha vida. Mas antes do nascimento eu tive alguma dificuldade de parar para imaginar como ele seria. Trabalhava demais, corria muito, estava exausta, e tive poucas condições de olhar para dentro e simplesmente buscar esta conexão. Via uma barriga grande mas nem sempre visualizava um bebê! Mesmo durante o parto, eu sinto que poderia ter visualizado muito mais o meu bebê e que isso teria me ajudado a não me sentir sozinha e até a sentir menos medo ou dor.

Com o tempo, o amor – que já era grande – cresceu tanto que chego a ficar impressionada! É amor suficiente para muitas vidas. E agora que estou grávida pela segunda vez, eu estou aberta a sentir este amor muito antes do nascimento, e a curtir muito mais o bebê que já está convivendo comigo aqui dentro. Eu quero sentir a sua presença, saber que ele está aqui comigo, perceber mais os seus movimentos, conversar mais com ele e criar um ambiente amigável, tranquilo e sereno para ele se desenvolver.

Tenho evitado ao máximo as sensações negativas, simplesmente escolhendo não “surfar” nos pensamentos ruins, escolhendo melhor as emoções que eu quero cultivar e quais pensamentos eu quero que povoem a minha mente. Está dando muito certo, e uma das consequências disso é que tenho sentido minha intuição mais aflorada e certeira do que nunca.

Uma ferramenta muito importante tem sido o Yoga, que comecei a fazer no primeiro trimestre da gestação. Além de fortalecer e alongar o meu corpo físico, eu sinto que a prática do Yoga está me ajudando neste trabalho de conexão comigo mesma e com o bebê. E não tem segredo, na verdade eu penso que o verdadeiro “truque” é parar um pouco e apenas olhar para dentro, prestar atenção na barriga, respirar calmamente… Hoje eu quero compartilhar isso com outras mamães gestantes, e para isso convidei a  minha professora de Yoga para Gestantes, Carla Andraus, para ensinar um exercício bem simples e efetivo de conexão com o bebê. Espero que ajude outras mães a encontrarem o caminho até seus bebezinhos em formação.

maternamos-yoga-conexao

Euzinha na minha prática de Yoga para Gestantes

É uma etapa maravilhosa e única, mas se não tomarmos um pouco de cuidado, passamos por ela como um trator, deixando passar as sutilezas, olhando mais para fora (quartinho e enxoval) do que para dentro, que é o que realmente importa.

Nesta segunda gestação, percebi muito antes os movimentos do bebê e consigo claramente saber se ele está dormindo ou acordado. Percebo melhor quais são as posições confortáveis para nós dois e sinto ele reagir aos estímulos externos com bastante clareza. Sinto que já estou conhecendo o jeito dele mesmo antes de nascer e que o parto não será o nosso primeiro encontro pois nós já estamos nos encontrando agora mesmo.

Espero que este exercício te ajude neste caminho lindo e único que é conhecer o amor da sua vida! Em breve, vou compartilhar com vocês outros exercícios simples para você fazer durante a sua gestação.

Para assistir o exercício, clique na imagem abaixo (ou aqui https://youtu.be/lLkw1r8YAzs)  e aproveite para se inscrever no canal do Maternamos no Youtube para ser avisada sobre as próximas dicas!

conexao-mae-bebe-yogamom-maternamos-miniatura

Até breve,

Natalia

 

Comment ( 1 )

  • Carla

    Que alegria imensa fazer parte de tudo isso ♡ o bem pelo bem para o bem!
    Só amor salva!
    Hahahaha

Post a Comment