Conecte-se com o bebê que chora | Maternamos
maternamos-criacao-com-amor-conecte-se-com-o-bebe-que-chora

Conecte-se com o bebê que chora

Como é difícil um bebê chorando… A gente quer ajudar, fazer alguma coisa, mas nem sempre basta trocar fralda e amamentar. Muitas vezes é necessário se conectar com o bebê que chora para só depois conseguir acalmá-lo. Hmmm… Como assim conectar?

Repare quantas vezes você ninou o seu bebê cansada, descabelada, irritada e principalmente, com a cabeça em outro lugar… Na roupa que você precisava estender, no almoço que você não conseguiu comer, no xixi que precisava fazer. Pense nas vezes em que você estava pensando em outras coisas enquanto balançava o seu bebê mecanicamente.

Isso acontece muito, com todas nós. É normal, pois somos apenas humanas e temos também as nossas necessidades enquanto o bebê nos demanda sem parar. Mas então, o que fazer? Antes de mais nada, faça o que for urgente. Deixe o bebê por cinco minutinhos no berço para dar um pulinho no banheiro e tomar um copo de água.

Quando voltar, respire… Tente se concentrar, colocar o coraçãozinho do bebê perto do seu e entrar no compasso dele. Experimente se lembrar de você mesma ainda bebê e imagine como seu filho(a) pode estar se sentido. Um pouco perdido, talvez assustado, sem entender muito do que acontece com seu corpinho e ao seu redor.

Entre em sintonia com seu bebê. Geralmente, quando conseguimos fazer essa conexão e realmente estar ali com a criança (de corpo e mente), a probabilidade de ela se acalmar é muito maior! É claro que pode acontecer de o bebê continuar nervoso mesmo quando a mãe estiver serena, caso esteja com alguma dor ou incômodo, mas certamente o primeiro passo para acalmar um bebê é você ficar calma.

Acalme-se você. Fique tranquila você. Procure esta conexão, faça este “clic”, esteja presente.

Você pode colocar uma música para te ajudar. Não necessariamente uma música de ninar, mas uma música que desperte seu lado mais terno. Pode ser uma música que você gostava de ouvir quando adolescente, ou um som romântico que você ouvia quando conheceu seu marido…

Baixando a voltagem, depois de algum tempo deste colo gostoso, a chance de o bebê se acalmar e dormir é muito maior. E as coisas vão entrando nos eixos. Acredito que esta conexão é fundamental nos primeiros meses de vida, e continua a ser importante conforme o bebê se desenvolve. Por toda a vida. A gente não gosta quando alguém que amamos se entrega a um momento conosco de verdade?

Que a gente consiga dar isso aos nossos bebês.

No Comments

Post a Comment