Criança terceirizada. Já refletiu sobre isso? | Maternamos
maternamos-criacao-com-amor-crianca-terceirizada

Criança terceirizada. Já refletiu sobre isso?

Sempre achei muito importante a presença materna na criação dos filhos, principalmente nos primeiros anos de vida. Desde sempre me perguntei como seria criar um bebê passando a maior parte do dia no trabalho e no trânsito. Justamente quando eu estava grávida e me questionando sobre este assunto, me deparei com este vídeo de um pediatra brasileiro bastante conhecido, o Dr. José Martins Filho. Ele é autor de um livro de amamentação super legal (chamado Como e Porque Amamentar) e do famoso Criança Terceirizada.

Você encontra vários vídeos dele no YouTube. O que mais me influenciou foi justamente esse vídeo Crianças Terceirizadas, que fala da importância da participação materna na vida da criança, principalmente até os dois anos de idade.

Simplesmente fiquei super mexida com as palavras dele, pois ecoaram exatamente com o que eu pensava, mas achava que era totalmente inadequado e fora de época. Ele é categórico ao afirmar que não, colocar a criança na creche aos 5 meses de vida não “dá no mesmo”. Não está tudo bem, não vai ser legal para o desenvolvimento daquela pessoa no futuro.

Sigo esse cara no Facebook, e ele sempre coloca o dedo na ferida. Ele é defensor da licença maternidade de um ano e de uma presença mais ativa dos pais na vida das crianças. Certamente foi uma pessoa que me influenciou muito na decisão de ficar integralmente com meu filho no primeiro ano de vida e depois partir para home office. Obviamente, sei que nem sempre é possível, mas vale a pena assistir e refletir.

Comments ( 2 )

  • Fernanda

    É muito incrível como essa questão da terceirização da educação é muito clara nas nossas cabeças e nosso coração e que infelizmente não temos nenhum respaldo dos nossos trabalhos para NAO fazermos isso!!! Estou vivendo esse dilema!!! Meu bebê tem 3 meses e sou fisioterapeuta!!!! Amo meu trabalho mas teria que ficar 8 horas longe dele e com 5 meses só!!!! Muito difícil essa escolha sempre achei que fosse ser simples que eu escolheria sem duvidas ficar com o meu bebe e não terceirizar a sua educação!!!! Mas realmente não está sendo fácil. Admiro muito sua coragem e a sua segurança por ter tomado essa decisão linda! Amei o seu blog e todos os textos! Parabéns

    • maternamos
      Maternamos

      Oi Fe! Obrigada por compartilhar. Imagino o que vc está passando. Mas acredito que você ainda vai achar uma solução que te deixe tranquila, ouça seu coração. Sempre a gente tem que abrir mão de algo para ter o que quer. Boa sorte neste processo! beijos

Post a Comment