Epi-no: Prepare seu períneo para o parto | Maternamos
maternamos-epi-no-prepare-seu-perineo-para-o-parto

Epi-no: Prepare seu períneo para o parto

Se você deseja ter um parto normal, dedique boa parte das suas pesquisas à seguinte palavra: Epi-no. É um item muito importante porque ele vai te ajudar a dar a luz ao seu filho sem prejudicar o seu períneo (região ali entre a vagina e o ânus).

O Epi-no é um pequeno equipamento que te ajudará a fazer a preparação do seu períneo, com o objetivo de deixar a musculatura da região mais flexível e elástica. Com isso, voilá, você tem menos chances de ter uma laceração na hora do parto. O nome Epi-no significa “Episiotomia não”. Para quem não sabe, episiotomia é aquele corte que às vezes é feito no períneo da mulher durante o parto.

Interessante, não?

Sim, muito! Funciona assim. Você precisa comprar um Epi-no ou achar alguém que alugue para você. Para comprar eu recomendo o Ebay, e para alugar eu recomendo você conversar com sua doula. Você precisa ter um Epi-no em casa a partir da 33ª semana de gestação. O meu eu comprei usado pelo Ebay. Detalhe importante: você deve usar com um preservativo sem lubrificantes, porque o lubrificante estraga o silicone do Epi-no.

A partir daí, diariamente você vai inserir o balão vazio dentro do canal vaginal (até a metade do balãozinho, onde ele tem uma cinturinha) e inflá-lo um pouco. No começo, você vai conseguir inflar praticamente nada, mas não desista. Dia após dia, persista, pois você tem ainda várias semanas até o parto para praticar. No final, a meta é você conseguir inflar o balão até 10 cm de diâmetro, mas se for uns 9 já ajuda bastante.

É agradável? Não, com certeza não é agradável. Dói? Sim, quanto  mais você exercita mais fica dolorido, é exatamente igual a fazer musculatura em outras partes do corpo. E você vai precisar de ajuda. É muito difícil fazer o Epi-no sozinha, principalmente porque aquele barrigão imenso não ajuda. O períneo é uma musculatura extremamente forte, então quando você estiver com o Epi-no inflado dentro de você, seu períneo vai fazer uma super força para expelir o balão. Igualzinho ao que ocorrerá na hora do parto. Então precisa segurar com força para ele não sair, entendeu?

Você deve inflar o balão e deixar por 10 min, depois esvaziar e repetir mais uma vez. Eu encontrei vídeos explicativos na internet, mas me senti mais segura para fazer depois de conversar com uma doula especializada em Epi-no.

Não é fácil nem gostoso. Mas vale a pena, pois a chance de você não ter uma lasceração é muito maior. Tive um bebê de 4,4 kg por parto natural e não tive nada de danos. Por isso sou uma entusiasta do Epi-no e recomendo fortemente.

É importante não deixar de fazer o Epi-no nenhum dia, pois a musculatura volta ao normal rapidamente e você vai ver que perdeu seus avanços recentes. Disciplina é a palavra!

Eu havia lido que fazer o Epi-no me faria saber como seria a sensação do bebê nascendo. De fato, quando ele estava quase nascendo, eu tive a mesma sensação que tinha com o Epi-no, e eu soube que o parto estava quase no fim.

Comments ( 2 )

  • Daysi Ribeiro

    Olá!!!
    Até quantas semanas vc usou?
    Obrigada!!!

    • maternamos
      Maternamos

      Usei até o parto… Bjos!!!

Post a Comment