Estou pronto, mamãe | Maternamos
maternamos-blw-estou-pronto-mamae

Estou pronto, mamãe

No começo da Introdução Alimentar pelo método BLW, a gente fica ansiosa, desejando que o bebê mostre que está pronto para comer cada vez mais alimentos e em maior quantidade. Mesmo que a gente saiba que o ritmo do bebê é imprevisível, fica aquele desejo que acompanhar as pequenas vitórias da criança. Mas sabe que, depois de uns meses, a gente se acostuma com o BLW e se esquece que a criança continua aprendendo coisas novas o tempo todo?!

Pelo menos comigo foi assim. Um exemplo é a questão de comer no prato. Eu sempre colocava os alimentos do meu filho na bandeja do cadeirão dele, pois o prato acaba distraindo muito a criança. Mas os meses se passaram e eu continuava oferecendo alimentos na bandeja. Nem me passou pela cabeça oferecer a comida em um pratinho! Simplesmente eu estava no modo automático.

Até que um dia vi um vídeo de um bebê BLW e ele estava comendo em um pratinho…. E eu percebi que eu nunca tinha oferecido esta possibilidade para o meu filho, que já estava com mais de 1 ano. No mesmo dia, servi o almoço no pratinho, e acho que vocês já imaginam o que aconteceu. Ele comeu como um lord, sem derrubar nada, entendendo perfeitamente o que era o prato e para que ele servia!!! Ele estava pronto há algum tempo e eu nem tinha percebido porque não tinha dada a oportunidade dele me mostrar.

Aposentamos a bandeja do cadeirão e demos mais um grande passo nesta aventura que tem sido a introdução alimentar.

Isso para mim é incrível, perceber o quanto as crianças evoluem rapidamente. É importante que a gente esteja atenta para não subestimá-las, pois elas são mais capazes do que parecem! Isso me lembrou muito uma frase da criadora do método Montessori: “qualquer ajuda desnecessária é um obstáculo ao desenvolvimento“.  Ou seja, nosso papel é ajudar apenas no que realmente for necessário, deixando vários desafios saudáveis no caminho.

Acredito que isso não é tão fácil para nós porque temos que admitir que o bebê está crescendo, e dentro de nós tem um pedacinho que deseja que o bebê seja sempre pequeno. Ter consciência disso é importante para a gente conseguir permitir que eles cresçam, se desenvolvam e aprendam coisas novas. Precisamos dizer “estou pronta também, bebê, pode crescer!”.

 

Comment ( 1 )

  • Carla noga

    Oi! A mnha filha tem 9 meses e desde que começou a alimentaçao alem da maminha come sempre do pratinho! Faço sopa e dou sempre num prato ao lado alguns legumes e carne ou peixe! Come tudo com os dedinhos! È demais

Post a Comment