BLW: O que você pode e deve oferecer ao seu bebê – Maternamos entrevista Maternutri | Maternamos
maternamos-blw-maternutri-entrevista

BLW: O que você pode e deve oferecer ao seu bebê – Maternamos entrevista Maternutri

Começar a introdução alimentar pelo método Baby Led Weaning traz muitas dúvidas! Certamente o cardápio da criança e da família é um assunto que nos deixa inseguras. Por isso eu bati um papo com a nutricionista Giselle Duarte, também conhecida como @Maternutri, sobre o que podemos e devemos oferecer aos nossos bebês na introdução alimentar. Falamos sobre o que oferecer ao bebê, sobre diferenças entre bebês alimentados com fórmula e leite materno e também sobre um esquema alimentar ideal! Confira as dicas!

O que oferecer

O leite materno é o principal alimento até o primeiro ano de vida e deve ser mantido em livre demanda. Mas é primordial que a criança tenha contato diariamente com carnes ou ovos, frutas e vegetais (tubérculos, legumes e verduras). É interessante variar tipos de alimentos, texturas, cores e sabores.

Inicialmente, a mãe/pai podem escolher entre 2 a 3 alimentos diferentes. Disponha diretamente na bandeja do cadeirão ou na mesa e deixe a criança livre para escolher o que irá experimentar ou não. Você pode repetir refeições até 2 vezes consecutivas (exemplo almoço e jantar), evitando assim a monotonia alimentar. Mas não precisa modificar completamente o cardápio, pode repetir 1 a 2 alimentos e o restante dê uma variada.

Bebê que toma fórmula infantil

As fórmulas infantis são todas oriundas do leite de vaca modificado e já se sabe que o teor de cálcio contido interfere diretamente na absorção do ferro obtido pela alimentação. Então os pais têm que se preocupar com o intervalo entre a alimentação, principalmente do almoço e jantar, e o oferecimento da fórmula. Esse espaço de tempo não deve ser menor que 2 horas.

Não existe diferença em relação aos alimentos que devem ser oferecidos. O que o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde recomendam é que bebês que usam fórmulas infantis devem fazer 5 refeições ao dia, por exemplo desjejum, colação, almoço, lanche da tarde e jantar. Em contrapartida, os amamentados ao seio podem realizar somente 3 refeições ao dia.

Esquema alimentar

  • A introdução alimentar vai até os 2 anos de idade. Então quanto mais os pais puderem oferecer alimentos in natura ou cozidos, refogados, sem preparações muito elaboradas é melhor! O bebê precisa conhecer o alimento.
  • Café da manhã: É suficiente o leite materno ou fórmula infantil e uma porção de frutas.
  • Colação: Só 1/2 ou 1 porção de fruta. O intuito dessa refeição é preparar o estômago para receber a grande refeição: o almoço.
  • Almoço: Pode ser composto de 1 tubérculo (batata, aipim, inhame) ou uma massa (macarrão) ou arroz ; 1 fonte de leguminosa (feijão, lentilha, ervilha em fava ou grão de bico); 1 a 2 fontes de legumes/verduras; 1 fonte de carnes ou ovo. Até os 9 meses, aproximadamente, é interessante que faça bolinhos de arroz e feijão já que a criança ainda não tem a habilidade de pinça.
  • Lanche da tarde: Uma fonte de carboidrato (como aipim cozido/ tapioca/ aveia em flocos finos) e uma porção de frutas.
  • Jantar: Semelhante ao almoço.

maternamos-blw-maternutriPerfil – Giselle Duarte é nutricionista formada pela UNIRIO, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ, especialista em Nutrição Clínica pela UFRJ e doutoranda em Ciência Nutricionais pela UFRJ.

Trabalha com pesquisas na área de alimentos funcionais e elaboração de produtos/preparações para fins especiais visando prevenção de doenças em crianças. Atua em consultório há mais de 10 anos e é autora do blog maternutri.com.

Comments ( 19 )

  • Lidiane

    Olá.
    Minha dúvida é a seguinte: bebê com introdução alimentar BLW e leite materno em livre demanda precisa fazer complementação de ferro?

    • maternamos
      Maternamos

      Oi Lidiane, entendo que isso depende de como está o consumo de carnes e outros alimentos ricos em ferro pelo bebê. Por isso é legal conversar com o pediatra.

  • Lidiane

    Olá.
    Ótima matéria. Meu bebê tem 10 meses e está indo super bem no BLW. Só percebi que agora ele já está começando ficar seletivo. Antes ele devorava tudo que eu oferecia, agora já tem alguns alimentos que tem dias que ele come e outros dias não.
    Minha dúvida é a seguinte: bebê com introdução alimentar BLW e leite materno em livre demanda precisa fazer complementação de ferro?

  • Cinthia

    Adorei a ideia desse bate papo com a Giselle! Gosto muito das suas dicas.

    Então, uma de muuuuuitaas das minhas dúvidas é sobre massas: Quando podemos oferecer? De qual forma apresenta-las e se existem marcas que sejam boas pra bebes ou se podemos fazer em casa.

    Obrigadaaaaaaaa!

    • maternamos
      Maternamos

      Oi Cinthia! Eu ofereço desde os seis meses sem problemas, tanto integral quanto normal. Não faço em casa, mas deve ser melhor (como tudo feito em casa, rs). Eu ofereço sem molho ou faço molho de tomate caseiro sem sal. Acho que o maior problema seria usar aqueles molhos prontos. Mas o macarrão em si não vejo problema, se o bebê não tiver nenhuma intolerância a gluten e etc. Meu filho não tem e adora macarrão! Beijos

  • Paula

    Onde é o consultório? Quero o contato!

  • Raquel

    Meu bebe tem 6 meses e ainda não consegue ficar sentado corretamente e a pediatra já introduziu a alimentação pra ele, estou dando frutas e alimentação separada em forma de papinha, quando ele estiver conseguindo comer sozinho posso iniciar o BLW tem algum problema iniciar em um método e depois mudar?

    • maternamos
      Maternamos

      Oi Raquel! Então, qual seria a vantagem de começar agora com papinha, se você quer fazer o BLW com ele? Não vejo qual seria a vantagem, pois pode ser um pouco confuso iniciar sem liberdade nenhuma e depois partir para uma liberdade total. Aguardo sua resposta para entender melhor! beijos!

  • Raquel

    então, minha duvida é em relação que ele ainda não senta sozinho, não sinto que esteja 100% preparado pra introdução alimentar e tenho muitas duvidas em relação a isso, eu já poso introduzir o blw ele ja comeu laranja sozinho, e pretendo iniciar outros alimentos assim também por achar mais fácil pela liberdade de saciedade dele, mas por vezes sinto muita dificuldade na papinha por ele fazer muita ansia, e com a laranja e o suco que ele tem mais controle isso não ocorreu

    • maternamos
      Maternamos

      Oi Raquel! Então, você pode esperar até ele ficar mais firme sentado. Fala-se para iniciar com 6 meses, mas é apenas uma referência, já que nem todos os bebês sentam sozinhos com firmeza nesta idade. Vai observando o desenvolvimento dele! Eu acredito que é mais agradável para eles controlarem o que colocam na boca e o que comem, por isso você sentiu isso. Sou super a favor de dar bastante liberdade! Boa sorte ai! Qualquer coisa fala! beijos

  • Camila

    Olá! Meu filho tem 5 meses e como precisei voltar a trabalhar na parte da tarde ele fica com uma senhora que cuida de crianças. Ele não aceita NADA além do peito, faz ânsia para tudo, bico, frutas, suco. Como ele não senta e não tem controle das mãozinhas tenho medo que se engasgue ao comer os alimentos sozinho. Será que se eu começar dando a banana amassada, pêra raspada pode atrapalhar o BLW quando ele estiver pronto?

    • maternamos
      Maternamos

      Oi Camila! Em geral eu acredito que não tem vantagem começar de uma forma e depois mudar para o BLW, se acreditamos na importância da autonomia e do respeito ao tempo do bebê. Claro que é uma decisão pessoal, mas eu acredito que se você quer fazer o BLW e acredita nos conceitos que estão por trás do método, não teria porque fazer de outra forma e migrar depois, entendeu? é a minha visão pessoal. Beijos!

  • Sabrina Butrago

    Oie. Gostei muito do seu artigo. Tenho lido algumas coisas sobre o método para me aprofundar no assunto.
    Meu bebê tem sete meses e comecei a introduzir papinhas e sucos. Não tenho tido muito sucesso.
    Ele ainda mama muito e ta sempre comigo.
    Ele rejeitou bico e tive dificuldades com a mamadeira. Ele começou a pouco tempo a tomar formula.
    Queria saber se tem alguma quantidade exata que ele tem que comer.
    Não sei quantificar as porções.
    Se começar com a BLW, então as papinhas devem ser suspensas?
    Na BLW, pode ser oferecido tudo junto ou uma coisa de cada vez?
    São muitas dúvidas! Obrigada pela atenção.

    • maternamos
      Maternamos

      Oi Sabrina! A quantidade ele vai definir, comendo até onde quiser. No BLW nao existem papinhas, apenas a comida da família (saudável e com pouquíssimo sal). Não entendi o porque da mamadeira, você o desmamou? Beijos

      • Sabrina

        Ainda não desmamei. Aliás, ele continua mamando normalmente.
        Nessa sequência: Acorda. Mama. Mamadeira. Fruta. Almoço. Fruta. Mamadeira. Mama.
        Cada uma em um intervalo de duas horas no máximo.
        Sendo que a mamadeira e a mama são contíguas. Principalmente, a ultima pra dormir.
        E na madrugada ele ainda mama umas duas vezes.
        Não sei se é suficiente.

  • Rebeca de Souza Azevedo

    Nós tomamos café por volta das 7:00 e almoçamos até as 11:00. Você acha que é necessario mesmo a colação antes do almoço? Obrigada!

    Nós tomamos café por volta das 7:00 e almoçamos até as 11:00. Você acha que é necessario mesmo a colação antes do almoço? Obrigada!

    • maternamos
      Maternamos

      Acho legal oferecer uma frutinha lá pelas 9h e ver o que acontece, pois a única maneira de saber se o bebê quer é oferecendo! Beijos

  • Sabrina Santos

    Olá boa noite
    Meu bebê completou 5 meses dia 06. Na consulta com a pediatra no mês passado ela já me adiantou que este mês vamos começar com frutinhas. Eu volto a trabalhar no final do mês e ele vai para escolinha e lá ele comerá papinhas. Tenho lido bastante sobre o blw e gostaria de tentar porém, ele ficará o dia todo na escolinha. Tu acha válido eu oferecer em casa à noite e nos finais de semana através do blw?

Post a Comment