O que é dar o peito? | Maternamos
maternamos-amamentacao-o-que-eh-amamentar

O que é dar o peito?

O que significa para uma mãe dar o peito ao seu filho? Se mais pessoas fizessem essa pergunta e parassem para ouvir a resposta, talvez seria maior a rede de apoio em torno das mulheres que optam por levar adiante a amamentação de seus bebês. Dar o peito para um bebê significa (na prática e por um bom tempo) ser quase o mundo todo do bebê. Porque é no peito que ele vai encontrar seu único alimento durante 6 meses, e muito além deste tempo, é onde ele vai buscar conforto, afeto, proteção, amor, e até mesmo segurança para dormir.

Dar o peito significa sofrer no início do processo com dores e incômodos, mas aguentar e depois colher os frutos. Significa que a mãe não pode se ausentar por mais de 2 ou 3 horas porque o bebê pode ter fome; também quer dizer que dificilmente esta mãe que dá o peito vai dormir uma noite inteira. E já que ela acordou para amamentar, ela pode trocar a fralda, e já que ela trocou a fralda, ela pode colocar para dormir. E já que ela fez tudo isso, ela pode cuidar do bebê quase sempre sozinha.

Amamentar é dar o peito quando você está com vontade e é gostoso. E também é dar o peito quando você não está com a mínima vontade e preferiria dormir. Ou comer. Ou assistir um filme. Ou simplesmente fazer xixi. Amamentar quer dizer dar o peito em casa, ou na casa dos outros, ou na rua, porque o bebê quer e pronto. Dar o peito é ficar ouvindo muitas pessoas perguntarem até quando você vai fazer isso, e outras pessoas questionarem se você tem mesmo leite e se ele ainda serve para alguma coisa depois de seis meses. Dar o peito é sentir muita fome e muita sede. Muita sede mesmo. Amamentar deixa a mulher mais cansada.

Então para que dar o peito afinal, se é desse jeito? É para continuar gerando aquela pessoa que te habitou por nove meses, nutrindo com o que há de melhor em termos nutricionais e emocionais. A gente amamenta porque se sente inteira, porque faz parte de um ciclo e porque é muito bom ver uma criança ficar forte e grande sem precisar de quase nada além de você. É puro corpo, pura mãe. É um milagre, assim como a gestação. E é uma forma de ser especial para aquela pessoa que a mãe ama tanto, e de ser única e ter uma linda desculpa para ficar sempre por perto.

Mas nem por isso a mãe que dá o peito é auto-suficiente. Ela também precisa ser “amamentada” para poder amamentar. E como se amamenta uma mulher adulta? Com atenção, com reconhecimento, com uma palavra de admiração, e às vezes com um prato de comida pronta e uma garrafa de água na mão. Se você chegou até aqui e tem uma mulher que amamenta na sua vida, vai até ela e dá um abraço e pergunte se ela precisa de alguma coisa. Ela merece. E precisa.

Comment ( 1 )

  • Gabriela

    Texto mais lindo e verdadeiro relacionado a amamentação!

Post a Comment