Parem com o lobby da chupeta | Maternamos
maternamos-amamentacao-parem-com-o-lobby-da-chupeta

Parem com o lobby da chupeta

O fenômeno da chupeta na nossa sociedade é um negócio desesperador. Prejudica a amamentação, o desenvolvimento dos dentes, gera dependência, e mesmo assim é um item considerado normal e até mesmo necessário por muitas famílias.

Quem nunca enfrentou críticas por não dar chupeta para o seu bebê? Aconteceu comigo e fiquei bastante espantada porque não entendi bem de onde vem toda essa força da chupeta. Como conquistou tantos seguidores? É um lobby poderoso e está em todas as partes!

No entanto, basta pesquisar um pouco para encontrar vários “poréns” e pensar duas mil vezes antes de oferecer ao bebê. Para mim, o mais gritante é o prejuízo à amamentação. Isso acontece porque os músculos utilizados para sugar a chupeta são totalmente diferentes dos músculos usados na amamentação. Então, com o tempo, a musculatura da amamentação vai ficando mais fraca e fica cansativo para o bebê mamar no peito. Quando não oferecemos nenhum bico plástico, acontece o contrário: a  musculatura fica cada vez mais eficiente na mamada, fica mais e mais fácil mamar no peito.

Para quem quiser saber mais, isso se chama “confusão de bicos”. E vale também para a mamadeira. Os bebês que utilizam bicos plásticos podem se desinteressar pelo peito e com isso a amamentação acaba desandando antes da hora. Isso não vai acontecer se você jamais oferecer um bico plástico ao bebê.

É simples, apenas deixar a natureza seguir seu curso. O bebê vai se adaptar com o mundo e você vai se adaptar com o bebê que sim, vai chorar mesmo. Faz parte.

Os lobistas da chupeta argumentam que, sem ela, o bebê chora muito. É verdade, o bebê pode chorar mais porque não está sendo silenciado por aquele acessório. Mas, na minha opinião, esta vantagem não compensa os danos. E depois que a criança cresce, fica aquele drama para tirar a dependência que os próprios pais incentivaram e criaram.

Eu entendo totalmente os pais que, no desespero que uma noite sem fim, optaram por dar uma chupeta para o bebê. Noites sem dormir realmente são exaustivas. Mas no lugar do lobby da chupeta, seria legal se eles encontrassem, no dia seguinte, um tapinha nas costas e uma xícara de café.

Então, por favor pessoal, parem com o lobby da chupeta!!!

Simplesmente parem.

No Comments

Post a Comment