Relato do terceiro mês de BLW | Maternamos
maternamos-blw-relato-terceiro-mes-blw

Relato do terceiro mês de BLW

Os dois primeiros meses de Baby Led Weaning (BLW) na minha casa foram de avanços muito importantes, e meu bebê aprendeu a explorar os alimentos, aprimorou sua coordenação motora e passou a chupar alimentos como frutas e carnes. Mas aí começou o terceiro mês e vimos a grande virada começar!

Pela primeira vez, aos oito meses e meio, meu bebê engoliu um pedacinho de alimento! O escolhido foi um omelete com pedacinhos de chuchu e cenoura. Eu estava acostumada a vê-lo cuspindo tudo, então me espantei quando aquele pedaço de omelete sumiu! Nossa, foi um dia muito especial!

Toda a experiência anterior de BLW (que começou aos 6 meses) serviu para ele desenvolver as habilidades que ele precisava para conseguir comer de fato. Pegar a comida, morder, mastigar, cuspir, tudo isso tinha sido uma preparação para aquele momento. Notei neste mês também que ele aprendeu a soltar a comida voluntariamente, e não apenas quando estava distraído.

Neste terceiro mês de BLW fomos à pediatra contar sobre nossa experiência e recebemos o maior apoio! Ela estava um pouco apreensiva sobre o peso do meu bebê, mas estava tudo bem. Ele pesou 10,030 kg naquele dia. Um sucesso total, graças ao leite materno, com certeza. Para quem não sabe, o leite materno é o principal alimento do bebê durante o primeiro ano de vida, e a comida é apenas um complemento com a finalidade de aprender a comer.

Sendo bem sincera, não foi fácil esperar todo este tempo para ver meu filho começar a comer. No fundo, eu tinha uma expectativa de que ele engolisse comida, pois eu via outras crianças fazendo isso logo de início da introdução alimentar. Moral da história? Cada criança tem seu ritmo, e por isso o BLW é tão legal. Outra lição que aprendi até aqui: engolir comida é importante sim, mas é apenas uma etapa de um processo muito mais complexo chamado “aprender a comer”.

 

 

No Comments

Post a Comment